Família participando da abertura da feira de conhecimentos
Manhã - família de Letícia Rosário
Diálogo
Tarde - família de Bruna Karina
Diálogo
As belas modelos divulgando a arte nas camisetas com o tema do projeto "EU" no meio, LAÍSE a esquerda e Erifábia a direita da tela. |
Mães participando do projeto de literatura
JUSTIFICATIVA
para sentir-se segura feliz
e capaz de desenvolver-se”.
Autor desconhecido
O tema, A família na Formação da Criança Leitora, nos leva a refletir sobre
o papel da família na busca incessamente
dos pais verdadeiramente preocupados em estarem preparando seus filhos para
serem cidadãos e ocuparem um lugar de destaque na sociedade, e prova que não é
a riqueza dos objetos usados para seduzir o ato de ler, que determina a
construção do leitor, e sim a forma como isso acontece. A presença dos pais
deve marcar estes momentos que devem ter sempre a conotação de magia e
afetividade.
Consideramos que cabe aos familiares
iniciar as crianças na descoberta da leitura, assim cabendo a nós educadores
dar continuidade a esse trabalho.
Diante da forma como se deve ajudar a
criança a desenvolver o prazer pela leitura ou como isso deve acontecer,
podemos considerar que num mundo repleto de informações instantâneas e que
giram em um ritmo alucinante, fazer com que uma criança deixe jogos eletrônicos
cada vez mais modernos e dinâmicos para pegarem um livro, não é uma tarefa tão
simples.
No entanto para que isso aconteça no
nosso ambiente escolar de forma mais significativa contamos com a parceria da
família afim de poder desenvolver mais cedo nas crianças o gosto pela leitura,
propiciando que elas decidam seu futuro e possam escrever suas próprias
histórias.
Objetivos
2.1-Gerais:
ü Levar as
crianças ao mundo da imaginação e ao mesmo tempo a descobrirem o maravilhoso
universo da literatura infantil, fomentando o gosto pela leitura desde o
início das etapas de escolaridade.
ü O incentivo da família deve ser
fundamental nesse processo, sendo o mediador entre a criança e o livro. Além de
traduzir-se em um elemento facilitador do processo de inter-relação, de
sociabilizarão (a roda, ouvir a história, comentar a história, recontar a
história etc.),por intermédio do qual se aprende (e apreende-se) o senso de
coletividade, a ouvir o outro, a falar, a expressar-se..
2.2-Específicos:
ü Reconhecer algumas histórias infantis;
ü Oportunizar a criatividade, imaginação, humor,
ilusionismo;
ü Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
ü Enriquecer e ampliar o vocabulário;
ü Intervir, posicionar, julgar e modificar
historinhas e contos;
ü Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de
raciocínio;
ü Permitir a livre expressão;
ü Promover e estimular a linguagem oral;
ü Desenvolver atenção e coordenação motora fina
e ampla;
ü Relacionar os números com a quantidade;
ü Desenvolver e estimular a expressão corporal;
ü Cuidar e valorizar os livros;
ü Estimular o gosto pela leitura;
ü Envolver a
família no fantástico mundo da descoberta da leitura, tornando-a colaboradora
no processo de aprendizagem dos seu filhos (as).
ü Formar leitores
críticos e reflexivos;
ü Estimular a
criatividade
3. METODOLOGIA
! Para dar início ao projeto iremos
conversar na roda sobre a importância da leitura para uma viagem ao mundo da
imaginação, acontecendo mediante a roda de conversa, com apresentação e abertura do
projeto com as crianças, neste trabalho estará
à disposição da mesma,··.
A contação
de histórias pelo professor
1.
Contação
de histórias pelas crianças.
2.
Pesquisa e leitura de história pela internet,
leituras orais e silenciosas; interpretações.
3.
Com
exibição de DVD e vídeos de histórias e contos de diversos gêneros; escuta de
histórias fornadas.
4.
Atividades
de montagem de histórias ou trechos de histórias trabalhadas.
5.
Escrita
de listas com nomes das histórias ou nomes de personagens das histórias lidas.
6.
Ilustração
(com desenhos).
7.
Dramatizações
de histórias e contos trabalhadas com as crianças, criação de livros com história
produzida.
8.
Contação
de histórias com fantoches.··.
5. CONTEÚDOS
a) Conceituais:
Ø Conceituar a
formação da família;
Ø Relação entre
elementos constituintes das histórias: tipos diferentes de títulos e autores;
Ø Hábitos de
leitura;
Ø Acessórios utilizados para a contação de
histórias em casa e na sala;
Ø Contribuição da
família com o incentivo do prazer pela leitura;
Ø Utilidades das histórias;
Ø Mágicas e encantamento existentes na arte de
contar histórias;
Ø Participação da
família na contação de histórias na escola;
b) Procedimentais:
Ø Desenhar os personagens das
histórias apresentadas;
Ø Identificar quais são as
histórias que encantam o universo infantil;
Ø Classificar alguns personagens;
Ø Registrar momentos literários
vivenciados;
Ø Estabelecer relações entre o mudo
real e o universo imaginário;
Ø Distinguir o tempo e local onde acontecem as
histórias;
Ø Diferenciar as formas de
participar das histórias;
Ø Intensificar a participação da
família na arte de encantar as crianças na contação de histórias na escola e em
casa;
Ø Propor momentos de exposição e
apreciação de personagens das histórias confeccionadas em casa com a família.
c)
Atitudinais:
Ø Valorizar as diversas histórias
(do universo infantil)
Ø Respeitar o modo como os colegas
se expressam ao explorarem as histórias;
Ø Cuidar dos recursos oferecidos;
Ø Valorizar os trabalhos dos colegas
Ø Analisar a própria forma de interagir durante
o trabalho literário;
Ø Participar com entusiasmo nas
atividades propostas;
Ø Realizar as atividades propostas
para casa levando a família a participar;
Ø Oportunizar ao conhecimento de
várias obras literárias;
Ø Apreciar momentos de exposição
dos trabalhos feitos pelas crianças;
Ø Encantar-se com os momentos das
dramatizações;
Ø Respeitar e valorizar a
participação das famílias convidadas a participarem dos momentos literários na
escola.
Ø
a) Linguagem
a) Linguagem
Ø Leitura oral; * Corporal;
Ø Escrita; *
Parlendas;
Ø Visual; * Lendas;
Ø Pictória; * Piadas;
Ø Contação de histórias; * Formação de palavras
Ø Separação de sílabas
simples; * Texto coletivo
b) Matemática:
Ø Quantidades (contagem);
Ø Sequência numérica de fatos;
Ø Cores e formas;
Ø Noções de juntar, separar e
diminuir com recursos;
Ø Noções de pertence e não
pertence;
Ø Noções de igual e diferente
Ø Noções de espaço e tempo;
Ø Conceitos de alto, baixo,
comprido, curto, hora, peso ...
Ø Jogos matemáticos;
Ø O calendário.
c) Natureza e sociedade:
Ø Formação da família (árvore
genealógica);
Ø Hábitos familiares;
Ø Localização geográfica / espaço
urbano e rural;
Ø A família na escola (contando
histórias e resgatando o folclore);
Ø Conhecendo os IRMÃOS GRIMM (dois irmãos e muita
história pra contar);
Ø As formas de se comunicar;
Ø Conhecendo alguns gênios
brasileiros e suas invenções;
Ø Conhecendo o espaço;
Ø Coleções (o que eu/ minha família
coleciona?)
Ø Festas consideradas folclóricas;
Ø Folclore;
Ø Hábitos e costumes do povo que
habita a região amazônica;
Ø Animais que habitam a região
amazônica;
Ø Plantas frutíferas (que tipo de
fruta eu/ minha família costuma consumir);
Ø Sabor dos alimentos;
d) Música e movimentos:
Ø Danças folclóricas com a
participação da família;
Ø Brincadeiras folclóricas;
Ø Jogos de imitar animais e com
obstáculos;
Ø Participação de jogos envolvendo
diferentes ritmos;
Ø Dramatização de histórias utilizando
fantoches feitos em casa no projeto LITERARTE
EM CASA com a família;
Ø Apresentação e participação
musical da turma e de subgrupos com a participação de membros da família;
Ø Manuseio de objetos/instrumentos
musicais apresentando diferentes sons;
e) Arte
Ø Produção de painéis, releitura
plástica, dobraduras;
Ø Confecção de personagens
utilizando diferentes materiais;
Ø Criação dos álbuns – seriado e
sanfonado;
Ø Confecção de máscaras;
Ø Reprodução cênica;
Ø Desenho livre e dirigido;
Ø Complementação de desenhos;
Ø Trabalho com tela;
Ø Dramatização de histórias;
Ø Dobradura;
Ø Colagens;
Ø Confecção de alguns instrumentos
musicais;
7. RECURSOS / MATERIAIS UTILIZADOS
Ø Livros de histórias de vários autores;
Ø Teatro de fantoches;
Ø Recursos sonoros: Som, CD, DVD e
TV;
Ø Data show;
Ø Cartolinas;
Ø Papel madeira;
Ø Cola, tesoura, papel ofício, lápis coloridos,
hidrocor, lã, feltro, TNT, pistola de cola quente, EVA, bastão de cola quente,
tintas, cola colorida, fita adesiva, papel ofício colorido,;
Ø Tela, botões, papem scrapbook,
papel madeira, fita adesiva, durex...
8.
AVALIAÇÃO
O processo de avaliação ocorrerá de forma gradativa e contínua, onde procuraremos observar o desenvolvimento individual e coletivo, respeitando os limites de aprendizagem de cada criança durante a realização do projeto, bem como a participação da família e interesse nos trabalhos de gênero literário enviados para casa e na escola.
9. CULMINÂNCIA
Ø Para a culminância do tema Folclore
é Cultura Familiar e Social contaremos
com a participação de membros da família para repassar essa cultura e realizar
a apresentação;
Ø Apresentação artística na quadra,
faremos uma contação de história / musical;
Ø Será feita a exposição na sala e
mural do corredor na feira de conhecimentos apresentando para a comunidade
escolar e visitantes o resultado dos trabalhos realizados com o tema A FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA LEITORA.
10.MAPA CONCEITUAL
- EXPLORANDO O TEMA DO PROJETO EM ESTUDO - trabalhamos o folclore com o subtema "Folclore é cultura familiar e social". Neste enfatizamos algumas danças folclóricas do nosso estado. Para isso contamos com a participação de alguns membros da família de alguns alunos (as) para dançarem junto com os grupos de crianças. Entre elas destacamos A dança da Araruna, Boi de Reis, Coco de Roda, Coco de Zambê, Festa Junina e Dança do Pastoril, participando as famílias de:
pai e mãe de Dayan Júnior - tarde |
Avô e mãe de Gabriel Câmara - Dança da Araruna |
Pais de Emersom - turno matutino - Dança do Boi de Reis |
pais de Maria Clara e Maria Lídia - turno vespertino |
coco de roda - Mãe de Lara - matutino |
Festa junina - turma da professora Lanúzia |
Dança do Pastoril - da professora Zamara |
Coco de Zambê - da professora Zamara |
- Para descontrair e encerrar as apresentações folclóricas - uma apresentação básica das professoras homenageando o estado do Pará dançando o Carimbó.
- SINHÃ PUREZA (Pinduca)
Antônia, parabéns pelo lindo trabalho! Gostei tanto que vou indicar seu blog para outras pessoas. Bjs
ResponderExcluirObrigada!Pode indica, tudo que posto é para ser compartilhado com as amigas educadoras.
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