O tema Amazônia, “O Berço da Vida” suscita curiosidades a respeito da Floresta Amazônica sua biodiversidade, seus povos, sua beleza. Este tema será um convite a descobrirmos e tomarmos consciência da destruição que sofre a Amazônia e todo o seu povo, bem como sua exuberância. Somente conhecendo a Amazônia passaremos a valorizá-la.
Sabemos que toda a vida desse imenso ecossistema gira em torno da água. Por toda essa exuberância e pelo sentimento de preservação é que o nível V irá realizar pesquisa em torno de toda vida que a Amazônia guarda.
A preocupação com a preservação e estabilidade ambiental do planeta nos despertou o interesse para que possamos desenvolver o projeto “Amazônia o berço da vida”.
Considerando a Floresta Amazônica como a maior floresta do mundo, sendo responsável por grande parte da vida podemos dizer que ela é “O Berço da Vida”, pois além de sustentar grande parte da população do mundo, ainda preserva a beleza da fauna e da flora, dela o homem retira sua fonte de sobrevivência.
As crianças necessitam saber da grande importância da Floresta Amazônica para a humanidade e para os animais, passando assim a valorizá-la.
O projeto que será desenvolvido com as turmas do nível V está centrado do tripé educação, vida e pesquisa sobre a floresta Amazônica com reflexões acerca dos problemas prejudiciais a vida humana e em todas as espécies de vida nela existente.
É evidente e forte o pensamento das pessoas nas questões relacionadas as riquezas existentes na floresta tornando-se um ciclo vicioso de ganância entre os homens.
Conhecer sua história, seu contexto é tanto um direito, quanto um fato imprescindível para que o educando exerça sua cidadania de forma mais livre e consciente.
A apropriação dos conhecimentos referentes ao tema em questão é fundamental para desenvolver nas crianças um senso de responsabilidade e valorização à vida.
Sabemos que toda a vida desse imenso ecossistema gira em torno da água. Por toda essa exuberância e pelo sentimento de preservação é que o nível V irá realizar pesquisa em torno de toda vida que a Amazônia guarda.
A preocupação com a preservação e estabilidade ambiental do planeta nos despertou o interesse para que possamos desenvolver o projeto “Amazônia o berço da vida”.
Considerando a Floresta Amazônica como a maior floresta do mundo, sendo responsável por grande parte da vida podemos dizer que ela é “O Berço da Vida”, pois além de sustentar grande parte da população do mundo, ainda preserva a beleza da fauna e da flora, dela o homem retira sua fonte de sobrevivência.
As crianças necessitam saber da grande importância da Floresta Amazônica para a humanidade e para os animais, passando assim a valorizá-la.
O projeto que será desenvolvido com as turmas do nível V está centrado do tripé educação, vida e pesquisa sobre a floresta Amazônica com reflexões acerca dos problemas prejudiciais a vida humana e em todas as espécies de vida nela existente.
É evidente e forte o pensamento das pessoas nas questões relacionadas as riquezas existentes na floresta tornando-se um ciclo vicioso de ganância entre os homens.
Conhecer sua história, seu contexto é tanto um direito, quanto um fato imprescindível para que o educando exerça sua cidadania de forma mais livre e consciente.
A apropriação dos conhecimentos referentes ao tema em questão é fundamental para desenvolver nas crianças um senso de responsabilidade e valorização à vida.
2. OBJETIVOS
Despertar curiosidades acerca dos problemas relacionados ao meio ambiente consequentes das ações inadequadas do homem, despertando-os para a prática de atividades de preservação ambiental e conhecimento da importância da floresta amazônica para a sustentabilidade.
1.2. ESPECÍFICOS
- Desenvolver o bom senso a respeito do meio ambiente;
- Valorizar todas as espécies de vida;
- Promover o senso critico com relação as atitudes inadequadas do homem para com o meio ambiente;
- Encorajar na busca de soluções para os problemas que interferem na vida;
- Refletir acerca da importância da Floresta Amazônica para a vida;
- Saber identificar os danos à floresta amazônica causados pelo homem;
- Estimular o senso de responsabilidade;
- Valorizar a vida, compreendendo-a como um presente de Deus;
- Estabelecer relações entre as informações obtidas por meio da pesquisa e das situações vividas;
- Proporcionar momentos de reflexões sobre os aspectos estudados;
3. METODOLOGIA
· Iniciaremos então uma pesquisa que será feita em casa a fim de descobrimos as verdades em relação às hipóteses levantadas pelas crianças tais como:
- tipos de animais existentes e ameaçados de extinção;
- fauna e flora predominantes na Floresta Amazônica;
- meios de transportes utilizados no rio amazonas;
- pesca ilegal;
- a vida indígena na Amazônia;
- tipos de alimentos da região;
No local onde se encontra a Amazônia orientarei as crianças que colem as letras para formar o nome do projeto e algumas espécies de vidas (animais e plantas) trazidas por elas na pesquisa. Este ficará exposto no mural enquanto durar os trabalhos no decorrer do desenvolvimento do projeto.
Será feito o levantamento dos conhecimentos prévios das crianças com anotações das falas;
Apresentaremos alguns vídeos relacionados ao tema em questão;
Organizar as informações colhidas por meio de pesquisa para expor a comunidade escolar;
- meios de transportes utilizados no rio amazonas;
- pesca ilegal;
- a vida indígena na Amazônia;
- tipos de alimentos da região;
No local onde se encontra a Amazônia orientarei as crianças que colem as letras para formar o nome do projeto e algumas espécies de vidas (animais e plantas) trazidas por elas na pesquisa. Este ficará exposto no mural enquanto durar os trabalhos no decorrer do desenvolvimento do projeto.
Será feito o levantamento dos conhecimentos prévios das crianças com anotações das falas;
Apresentaremos alguns vídeos relacionados ao tema em questão;
Organizar as informações colhidas por meio de pesquisa para expor a comunidade escolar;
- Montar painéis coletivos utilizando as pesquisas trazidas de casa separando por tipos de gravuras
- Músicas relacionadas a floresta (vida e destruição);
- Painéis pintados pelas crianças retratando a Floresta Amazônica;
- Musicas e danças típicas da região norte;
- Trabalhar os animais que chamavam a atenção na floresta e que hoje estão correndo risco de extinção;
- Enfatizar os tipos de poluição causada pelas ações inadequadas do homem;
- Trabalharemos a importância de preservar a floresta para que possamos viver com melhor qualidade de vida;
- A vida dos índios que habitam a região amazônica, seus modos de viver e cultura;
- Alimentos que retiramos da floresta Amazônica;
- A influencia da floresta para ar que respiramos;
- Realização de atividades envolvendo as áreas do conhecimento – linguagem, matemática, natureza e sociedade, musica arte visual, arte manual recreação...
- Confecção de jogos envolvendo animais típicos da floresta Amazônica;
- Apresentação de filme Tainá I e II;
- Vídeos: relacionados à destruição, preservação, belezas, animais, rios, vida indígena, Amazônica;
- Confecção de murais na sala com produções.
- Ensaio de uma dança típica da região norte para ser apresentada culminância (festa junina)
4. CONTEÚDOS
Ø Conceituar a Floresta Amazônica;
Ø Relação entre elementos da natureza e as ações do homem;
Ø Hábitos praticados na vida diária para a sobrevivência das pessoas e do animais;
Ø Conhecer a cultura da região;
Ø Vida indígena na floresta;
Ø Fenômenos sobrenaturais existentes na floresta (lendas e mitos);
b) Procedimentais
Ø Desenhar fazendo a releitura plástica do filme trabalhado “Tainá”;
Ø Identificar a importância de manter viva a maior floresta do mundo;
Ø Classificar os tipos de vida existentes na Floresta Amazônica;
Ø Registrar momentos que mais chamaram a atenção;
Ø Estabelecer relações entre a forma de viver dos habitantes da região amazônica e a do povo nordestino;
Ø Distinguir o tempo em que a floresta necessita para se reestabelecer quando acontece o desmatamento;
Ø Diferenciar os modos de vida da região amazônica;
c) Atitudinais
Ø Valorizar as diversas formas de sobrevivência;
Ø Respeitar o modo como vivem os habitantes da floresta;
Ø Valorizar os trabalhos dos colegas;
Ø Analisar a própria forma de interagir durante o desenvolvimento do trabalho;
Ø Participar com entusiasmo nas atividades propostas;
Ø Adquirir atitudes de preservação ambiental.
1. Conteúdos por áreas do conhecimento
a) Linguagem oral e escrita:
Ø Fala;
Ø Diálogo;
Ø Argumentação;
Ø Leitura e escrita;
Ø Produção escrita;
Ø Reprodução escrita;
b) Matemática:
Ø Conceitos de: fino / grosso – grande / pequeno – curto / comprido..
Ø Quantidade;
Ø Sequencia numérica;
Ø Cores e formas;
Ø Noções de dezena e unidade;
Ø Jogos matemáticos;
Ø Seriação;
Ø Receitas/culinária;
Ø Medidas e capacidades;
Ø Calendário (noções de tempo);
Ø Sinais de ═ e ≠ ;
Ø Instrumento de medida o “metro”
Ø Noções de: perto / longe – posições: em cima, embaixo – capacidade: cheio / vazio...
Ø Ordem crescente e decrescente;
Ø Noções de dúzia e meia dúzia.
c) Natureza e sociedade:
Ø Conhecendo a fauna e a flora predominantes na Floresta Amazônica;
Ø Como vive a família indígena;
Ø Moradia e alimentação dos animais e das pessoas diferenciando-as das outras regiões do Brasil;
Ø As profissões;
Ø Diferentes jeitos de viver;
Ø Meio ambiente: o que podemos fazer para protege-lo;
Ø A água;
Ø O ar;
Ø O lixo;
Ø Os sentidos;
Ø Utilidades das plantas;
Ø Festas e danças típicas da região norte comparando as com as manifestações folclóricas da nossa região (região nordeste);
d) Música e movimentos:
Ø Danças envolvendo diferentes ritmos de acordo com as manifestações culturais da região norte e nordeste;
Ø Jogos e brincadeiras;
Ø Confecção de instrumentos sonoros;
Ø Exposição de vídeos mostrando as danças em estudo;
e) Arte:
Ø Produção de painéis, releitura plástica, dobraduras;
Ø Confecção de personagens indígenas e animais utilizando material de sucata;
Ø Danças típicas da região – boi bumbá, garantido, caprichoso, carimbó...
Ø Confecção de cocar de índios;
Ø Colagem representando a arte indígena (arte marajoara);
Ø Objetos de uso indígena feito com argila (cultura da região amazônica)
Ø Confecção de colares;
Ø Desenho livre e dirigido;
Ø Colagem.
Ø Diálogo;
Ø Argumentação;
Ø Leitura e escrita;
Ø Produção escrita;
Ø Reprodução escrita;
b) Matemática:
Ø Conceitos de: fino / grosso – grande / pequeno – curto / comprido..
Ø Quantidade;
Ø Sequencia numérica;
Ø Cores e formas;
Ø Noções de dezena e unidade;
Ø Jogos matemáticos;
Ø Seriação;
Ø Receitas/culinária;
Ø Medidas e capacidades;
Ø Calendário (noções de tempo);
Ø Sinais de ═ e ≠ ;
Ø Instrumento de medida o “metro”
Ø Noções de: perto / longe – posições: em cima, embaixo – capacidade: cheio / vazio...
Ø Ordem crescente e decrescente;
Ø Noções de dúzia e meia dúzia.
c) Natureza e sociedade:
Ø Conhecendo a fauna e a flora predominantes na Floresta Amazônica;
Ø Como vive a família indígena;
Ø Moradia e alimentação dos animais e das pessoas diferenciando-as das outras regiões do Brasil;
Ø As profissões;
Ø Diferentes jeitos de viver;
Ø Meio ambiente: o que podemos fazer para protege-lo;
Ø A água;
Ø O ar;
Ø O lixo;
Ø Os sentidos;
Ø Utilidades das plantas;
Ø Festas e danças típicas da região norte comparando as com as manifestações folclóricas da nossa região (região nordeste);
d) Música e movimentos:
Ø Danças envolvendo diferentes ritmos de acordo com as manifestações culturais da região norte e nordeste;
Ø Jogos e brincadeiras;
Ø Confecção de instrumentos sonoros;
Ø Exposição de vídeos mostrando as danças em estudo;
e) Arte:
Ø Produção de painéis, releitura plástica, dobraduras;
Ø Confecção de personagens indígenas e animais utilizando material de sucata;
Ø Danças típicas da região – boi bumbá, garantido, caprichoso, carimbó...
Ø Confecção de cocar de índios;
Ø Colagem representando a arte indígena (arte marajoara);
Ø Objetos de uso indígena feito com argila (cultura da região amazônica)
Ø Confecção de colares;
Ø Desenho livre e dirigido;
Ø Colagem.
5. RECURSOS
- DVD / Vídeo / áudio;
- Data show;
- Revistas informativas;
- Pesquisas;
- Internet;
- CDs / som;
- Televisão;
- Diálogo;
- Mapa do Brasil;
- Cartazes ilustrativos;
- Materiais de sucata;
6. AVALIAÇÃO
7. CULMINÂNCIA
- Exposição dos trabalhos realizados em coletividade / grupo e individual;
- Apresentação de danças típicas da região norte (boi e carimbó);
8. MATERIAIS UTILIZADOS
- Cartolinas: - color- set guache- peso 40;
- Papel madeira;
- Cola branca;
- Cola para isopor;
- Pontinhos de iogurte;
- Caixas de papelão;
- Hidrocor;
- Giz de cera;
- Tinta guache;
- Lã;
- TNT;
- EVA;
- Bastão de cola quente;
- Pistola;
- Argila;
- Cola colorida;
- Fita adesiva;
- Papel ofício colorido;