PROFESSORA: Antonia
EDUCAÇÃO INFANTIL: NÍVEL V - 2011
DURAÇÃO DO PROJETO: 15 dias
BRINQUEDOS
E BRINCADEIRAS
CANTADAS
AGOSTO / 2011
1.APRESENTAÇÃO
As brincadeiras de roda, as canções de ninar, as parlendas e tantas outras manifestações folclóricas fizeram parte do cancioneiro de todos os povos. No Brasil essas brincadeiras foram trazidas pelos portugueses e africanos. Foram também influenciadas pelos indígenas que aqui viviam esses vastos repertórios. outros povos que foram chegando (franceses, holandeses, alemãs, poloneses, italianos e japoneses) também contribuíram com suas canções e variações de brinquedos que encontravam nas regiões onde se estabelecem. Entretanto, os brinquedos cantados, de origens tão diversas, foram passando por variações e transformações constantes e chegaram a uma forma que reconhecemos como brasileira. Infelizmente esse nome “repertório” corre o risco de se perder, já que se canta cada vez menos em casa. As crianças chegam à escola desconhecendo as brincadeiras cantadas e encontram professores que também conhecem pouco. Assim estamos deixando de lado toda essa riqueza pela falta de transmissão do conhecimento.
2. JUSTIFICATIVA
Partindo do pressuposto de que a escola tem o papel importante de incentivar o uso dos brinquedos cantados para que esse repertório imenso possa continuar fazendo parte da nossa cultura.
Como educadoras acreditamos que o brinquedo e a brincadeira são ingredientes vitais para uma infância sadia e para um aprendizado significativo, já que o brincar estimula o desenvolvimento intelectual da criança, como também ensina os hábitos necessários ao seu crescimento. Assim proporciona as crianças momentos de convivência social saudável, amiga e construtiva, pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra, reconhecendo a cultura brasileira, resgatando brincadeiras, jogos e cantigas de roda. Com as brincadeiras e jogos o espaço escolar pode se transformar num espaço agradável e prazeroso de forma a permitir que o educador alcance sucesso em sala de aula.
O abandono da prática dos brinquedos cantados e a inserção dos brinquedos tecnológicos tem levado a criança ao isolamento em relação a família e a sociedade, pois a vida da criança tem sido colocada na vida dos adultos. Os pais por não disponibilizarem de tempo, criam uma agenda de atividades preenchendo todo o tempo das crianças não sobrando tempo para as brincadeiras, com isso a prática das brincadeiras populares vão se distanciando cada vez mais das crianças tornando as sem uma infância feliz.
O resgate das brincadeiras e brinquedos cantados vai ao encontro das metas da ONU para o século XXI (relatório ideológico) que é: construir a sociedade para ser, para conhecer, e para se realizar. A escola é o único espaço que ainda resta para fazer o resgate das brincadeiras populares possibilitando a criança ao conhecimento e participação no imenso repertório quase desaparecido.
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3.OBJETIVOS
3.1 – GERAL
♫ Desenvolver um trabalho interdisciplinar de maneira prazerosa partindo da participação de diversos ritmos populares.
♫ Resgatar culturalmente alguns brinquedos e brincadeiras esquecidas.
♫ Resgatar o brincar espontâneo como elemento essencial para o desenvolvimento integral da criança, de sua criatividade e socialização, mantendo viva as tradições e a cultura dos povos introduzidos nos brinquedos e brincadeiras populares.
3.2- ESPECÍFICOS
♫ Desenvolver a curiosidade pela linguagem escrita através do brincar.
♫ Registrar as diferentes formas de brincar.
♫ Desenvolver a comunicação e a expressão através de jogos e brincadeiras ampliando as possibilidades expressivas do próprio corpo.
♫ Participar de jogos que sigam trabalhadas regras em grupo.
♫ Ampliar a comunicação e expressão através de músicas e de jogos orais.
♫ Recuperar, com as crianças, brincadeiras criativas e divertidas.
♫ Analisar, interpretar construir gráficos e tabelas.
♫ Desenvolver a harmonia em grupo;
♫ Estimular o gosto pelo ritmo e pela música.
4. CONTEÚDOS POR ÁREAS ESPECÍFICAS
4.1-LINGUAGEM
-Conversas informais – rodinha de conversa (sobre a invenção dos brinquedos e sua utilização);
-Listas de brinquedos e brincadeiras preferidas pelos pais e alunos - no meu tempo de criança;
-Letras de cantigas de rodas;
-Brincadeiras folclóricas;
-Bolinha de gude, pipa, bambolê, bilboquê, carrinho de rolimã, ioiô, estilingue, amarelinha, amarelinha, esconde–esconde, pega-pega;
-jogos;
-Textos coletivos;
-Alfabeto das brincadeiras;
-Produzir trabalho de artes utilizando a linguagem do desenho, da pintura da colagem e da construção da escrita.
4.2-MATEMÁTICA
-Brincadeiras dos números vizinhos;
-Brincadeiras de pesca com peixinhos numerados;
-Sequência numérica através de brincadeiras como: amarelinha, caracol, senhor rato está? E outras;
-Montagem de gráfico a partir de situações ou contextos trabalhados em sala de aula.
-Exploração de diferentes procedimentos para comparação de grandezas (maior, menor, alto, baixo, etc.);
-Atividades envolvendo os sinais de > maior, < menor, € pertence e não pertence € ;
-Confecção de jogo da memoria, bingo, dominó dos números e quantidades boliche, quebra cabeça, jogo das argolas, jogo de palito (churrasco);
-Classificar brinquedo por tamanho, e tipo, etc.;
-Comparação de brinquedos antigos e brinquedos modernos;
-Contagem sequenciada
4.3-NATUREZA E SOCIEDADE
-Aulas de campo (visitar o museu do brinquedo e a casa de Câmara Cascudo);
-Conversa sobre as cantigas de roda tradicionais que se destacam em algumas regiões do Brasil (trabalhando com mapa);
-Histórias dos brinquedos;
-Brinquedos e brincadeiras dos pais;
-Brinquedos e brincadeiras de outras regiões e de outras comunidades (indígenas);
-Pesquisar junto às famílias sobre as brincadeiras da infância;
4.4-ARTES
- Confecção de brinquedos utilizando materiais recicláveis (bilboquê, peteca, bola de meia, bolinha milonga, tamanco de lata.).
- Brincar com brinquedos de sua própria construção;
- Oficinas de brincadeiras;
- Linha, forma, cor, textura, espessura;
- Apreciação, releitura plástica de obras de arte (Portinari - Meninos pulando carniça (1957), Moleques pulando sela (1958), Roda (Milton da Costa)
- Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção representadas em cada pintura;
- Exploração de pinturas com perguntas como: “ Que cores aparecem mais em cada obra”, “ Como são as crianças “Por que?” “Conhecem essa brincadeira?”
- Realizar as brincadeiras que encontrar nas obras de arte;
- Vestir a roupa dos bonequinhos (desenho e colagem de tecido – chita)
4.5-MÚSICA E MOVIMENTO
- Oficina de brincadeiras cantadas – várias do repertório cancioneiro populares;
- Gestos mímicos;
- Confecção de instrumento musical (chocalho);
-Brincadeira: dicionário musical – (escolhe-se algumas músicas, conhecida das crianças, algumas das músicas são tocadas e se faz uma parada a criança deverá continuar cantando a música onde esta parou);
- Montagem de um pequeno livro com algumas cantigas de roda (contido no material de apoio/encartados do livro ECO MIRIM);
- Organização de cartazes com algumas músicas tradicionais;
- Brincadeiras na quadra envolvendo utilizando alguns brinquedos folclóricos (confeccionados na escola).
5. METODOLOGIA
O trabalho será desenvolvido mediante a rodas de conversas, confecção da faixa de apresentação do projeto, pesquisa em família, apresentação de vídeos relacionados a os brinquedos, brincadeiras e cantigas de roda (folclóricos), ouviremos CDs com cantigas tradicionais do universo infantil, realização de atividades xerografadas envolvendo todas as áreas do conhecimento, aula passeio (visitação ao museu do brinquedo IFRN e Casa de Câmara Cascudo), confecção de brinquedos folclóricos, painel retratando obras de arte de Cândido Portinari, participação das crianças nas brincadeiras cantadas, confecção de jogos envolvendo a matemática e a leitura (dominó, quebra cabeça, caça palavras...), pesquisas em revistas, recortes, colagens, pinturas, dramatizações...
6. RECURSOS DIDÁTICOS / MATERIAIS
PAPÉIS: - cartolina p/40
- papel madeira
- papel madeira
- cartolina comum
- papel ofício p/40
- cartolina color set
- tinta guache
- cola colorida
- lápis de cor
- giz de cera
- tesoura
- cola (branca / isopor)
- barbante
- lastex
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CDs
- DVDs
- bexiga
- lã
- tecido (chita)
- fita adesiva
- cordão / barbante- lata de leite - meia -garrafa pet - pratos descartáveis |
7. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
DATA
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ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
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08/08
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- Introdução ao projeto com roda de conversa e confecção da faixa para o MURAL.
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10/08
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- Conversa sobre a importância dos brinquedos cantados;
- Assistir um DVD de cantigas de roda na biblioteca
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15/08
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- Ouviremos o CD de cantigas de roda fazendo gestos e movimentos corporais;
-Apreciação e conversa sobre as obras de Cândido Portinari (meninos brincando, brincadeiras, meninos pulando carniça e outros).
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17/08
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- Confecção de bonecos personalizados utilizando tecido (chita);
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19/08
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- Aula de campo – museu do brinquedo e casa de Câmara Cascudo.
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22/08
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Trabalhando com a letra de uma cantiga de roda (a escolher);
- Fazer a releitura plástica das aula de campo (o que vimos?).
- Confecção de bonecas de pano para montar uma ciranda no mural e peteca para os meninos. |
24/08
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- Cantigas com gestos na quadra (ensaio para a culminância);
- Reprodução da obra de Portinari – Meninos Pulando Carniça (será reproduzido usando pratos de papelão).
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25/08
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- Confecção da bolinha – “milonga” com bexiga, areia e elastex
- Brincando com as cantigas de roda na quadra
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26/08
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- Confecção do brinquedo – tamanco de lata.
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29/08
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- Brincadeiras na quadra usando os brinquedos confeccionados na sala;
-Ensaio para a culminância do folclore.
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31/08
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-Culminância na quadra com apresentação e exposição dos trabalhos realizados pelas crianças.
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8. PRODUTO FINAL
Espera-se que ao final do projeto as crianças sejam capazes de compreender e valorizar os brinquedos cantados passando assim a praticarem esse tipo de brincadeira, não permitindo que a infância de certa forma seja roubada e ainda que possam interagir com harmonia com o grupo em que convivem passando esse aprendizado para seus familiares. Que possam desenvolver as competências e habilidades necessárias para o convívio social.
9. AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá por meio de observações diárias com relação a participação e interesse da turma, tanto individual quanto coletivo ao realizar e interagir no desenvolvimento das diversas atividades proposta, e ainda quanto a mudanças de atitudes e incorporação de valores, grau de motivação e entusiasmo.
10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ABRAMOVICH, F. Brincando de antigamente. Belo Horizonte: Formato, 1966.
ARAÚJO, AM. Danças, recreação e música. São Paulo: Melhoramentos. v.II.
MELO, V. Folclore infantil. São Paulo: Itatiaia
PASTORAL DAS XCRIANÇA, Brinquedos e Brincadeiras na Comunidade. – 2. Ed. Revista
- Curitiba, 2008
- várias fontes da internet – blogs, sites, trabalhos acadêmicos, vídeos e outros.
DESENVOLVIMENTO PRÁTICO DO PROJETO COM A
TURMA DO NÍVEL V - MANHÃ E TARDE - 2011
1,2,3...... INDIOZINHOS
23/08/11
1,2, 3 INDIOZINHOS
4, 5, 6 INDIOZINHOS
7, 8, 9 INDIOZINHOS
10 NUM PEQUENO BOTE
VINHAM NAVEGANDO PELO RIO ABAIXO
QUANDO UM JACARÉ SE APROXIMOU
E O PEQUENO BOTE DOS INDIOZINHOS
QUASE, QUASE VIROU
MAS NÃO VIROU...........
BRINCADEIRA - PULA CARNIÇA
(Retratada na obra de arte de Cândido Portinari)
23/08/11
MENINO PULANDO CARNIÇA
Nessa
brincadeira uma criança fica abaixada com as mãos nos joelhos (ela é a carniça)
enquanto as outras formam uma fila. A primeira da fila corre e pula a carniça,
seguida das outras. Depois as crianças vão revezando na carniça para que todos
participem. Algumas variações incluem um chefe que escolhe um entre seus
comandados para ser a carniça. Na hora de pular , o chefe utiliza algumas
expressões na brincadeira como "Eu bato e ninguém bate" ou "Eu bato e todo mundo bate" dentre outras.
Quem fica na carniça pode fazer algum movimento
inusitado como elevar-se ou abaixar-se e então, que estiver pulando pode levar
um grande tombo, coisa normal entre a garotada. Como as crianças do nível V são pequenas, mudei
a posição, pedindo que ao invés de colocar as mãos
no joelho fique com as mãos no chão facilitando
para as demais participantes da brincadeira.
Brincar é preservar a cultura, pois há muitas
brincadeiras e jogos que se preservam há anos e são passadas de geração em
geração. Sem contar que essas brincadeiras variam de região para região e se
propagam de uma região para outra. Portanto, exaltar a forma de brincar, as
brincadeiras e os jogos é preservar a cultura do povo brasileiro, suas raízes e
regiões.
Portinari foi o porta-voz do povo de seu país,
retratou temas brasileiros, cenas de sua infância brincadeiras de bola de gude,
botão, diabolô, ioiô, bilboquê, balão, pião, pique, barra-manteiga,
pula-carniça, futebol, cirandas, etc. Obras que traziam a poesia, o sentimento,
a suavidade e a cultura do povo brasileiro.
RELEITURA PLÁSTICA DA OBRA
DE CÂNDIDO PORTINARI
(Brincadeira de Roda)
AULA DO DIA: 16/08/11
AULA DO DIA: 16/08/11
OBJETOS DE ARGILA |
TUDO É NOVIDADE |
BRINQUEDOS ANTIGOS QUE ENCANTAM A GAROTADA |
JOGO DA ONÇA |
CAMA DE GATO |
APRENDENDO A JOGAR |
TODOS ATENTOS À EXPLICAÇÃO |
MÓVEIS DA CASINHA DE BONECA |
BONECOS / BONECAS DE PANO |
CONFECCIONANDO O BILBOQUÊ
AULA DO DIA 24/08/11
TURMA DA MANHÃ
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O MOMENTO DA BRINCADEIRA FOI EMOCIONANTE |
(A ALEGRIA DE CONFECCIONAR O BILBOQUÊ)
PARABÉNS! QUE BELO TRABALHO,VOCÊ ME DEU VÁRIAS IDÉIAS PARA DESENVOLVER COM MEUS ALUNOS.OBRIGADA.SIMONE
ResponderExcluirQue bom poder ajudar minhas companheiras educadoras. Agradeço sua visita e seu recadinho.
ExcluirParabéns! Quem idealizou e realzou esse belíssimo projeto. São trabalhos muito importante para o resgate de uma educação com valores para a vida toda.
ResponderExcluirParabéns que Deus continue abençoando seu trabalho!!!
ResponderExcluirPARABENS PELA CRIATIVIDADE E PELA ORGANIZACAO.
ResponderExcluirParabéns, gostei muito das ideias.
ResponderExcluirGostei mto.
ResponderExcluirMuito legal é uma pena que a minha escola falta espaço. Parabés!!!!
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