Projeto Literário - Literatura - "Um consumo inteligente
Professoras: Adriene, Antonia e Lanúzia
Turmas: nível V – A, B, C e D - Duração 2º semestre
1. JUSTIFICATIVA
Considerando a literatura como uma arte que encanta o universo em todas as idades é que, como educadoras pretendemos proporcionar aos alunos das turmas do Nível V momentos mágicos por meio do projeto educativo “Literatura: um consumo inteligente”.
Quanto á origem das histórias, ninguém sabe qual foi a primeira história nem quem a contou, pois as histórias são tão antigas quanto as comunidades humanas.
Sua fonte natural é o povo, que sentido a necessidade de explicar os fatos e os fenômenos da natureza que lhe causavam tanto medo e admiração, sem poder compreende-los racionalmente e também pela necessidade de transmitir suas impressões, experiências, valores crenças, costumes...Acabaram criando e recriando situações pessoais, lugares, sonhos e transformando em histórias, mitos e lendas, que eram repassadas de geração á geração, de povo a povo, pela oralidade.
Durante muito tempo foi dessa forma que o homem primitivo guardou e conservou todos os fatos e lembranças que formam um verdadeiro tesouro que jamais perde o seu valor.
Por ter sido oral a forma primitiva de transmissão, evidente que não se pode fixar sua origem. Então de onde vieram as histórias? De todas as partes do mundo. Quem as contou pela primeira vez? O povo!
O “Era uma vez...” tem sido a senha para se entrar no maravilhoso mundo dos contos, mitos, lendas e fábulas. Basta que alguém- diga essas três palavrinhas mágicas que o encanto acontece, e nós, adultos e crianças, como que hipnotizadas. Esperamos que o narrador prossiga com sua narrativa.
Ao ouvirmos uma história temos a possibilidade de refletir sobre a vida, sobre a morte, sobre nossas atitudes e escolhas, pois elas nos falam de dor, luta, compreensão, compaixão, solidariedade, esperança e vitória! Porque elas proporcionam um grande prazer e são uma necessidade do ser humano, seja ele adulto ou criança.
A contação de uma história tem o poder de estimular o desejo de ler, favorecendo a compreensão das formas de expressão oral, escrita e sequencia narrativa dos fatos há um verdadeiro tesouro de historias que abre as portas do imaginário, fazendo com que o aprendizado seja um momento rico e prazeroso.
Quando aprendemos por intermédio das historias, nunca nos esquecemos, pois esse é um aprendizado que dura para sempre. Desse modo podemos contar que a historia é o “mais importante alimento”, que dá asas ao universo imaginário da criança.
“Toda alma para ser saudável,
precisa ser bem alimentada com boas e inesquecíveis historias”
2. OBJETIVOS
2.1 Geral:
Quanto á origem das histórias, ninguém sabe qual foi a primeira história nem quem a contou, pois as histórias são tão antigas quanto as comunidades humanas.
Sua fonte natural é o povo, que sentido a necessidade de explicar os fatos e os fenômenos da natureza que lhe causavam tanto medo e admiração, sem poder compreende-los racionalmente e também pela necessidade de transmitir suas impressões, experiências, valores crenças, costumes...Acabaram criando e recriando situações pessoais, lugares, sonhos e transformando em histórias, mitos e lendas, que eram repassadas de geração á geração, de povo a povo, pela oralidade.
Durante muito tempo foi dessa forma que o homem primitivo guardou e conservou todos os fatos e lembranças que formam um verdadeiro tesouro que jamais perde o seu valor.
Por ter sido oral a forma primitiva de transmissão, evidente que não se pode fixar sua origem. Então de onde vieram as histórias? De todas as partes do mundo. Quem as contou pela primeira vez? O povo!
O “Era uma vez...” tem sido a senha para se entrar no maravilhoso mundo dos contos, mitos, lendas e fábulas. Basta que alguém- diga essas três palavrinhas mágicas que o encanto acontece, e nós, adultos e crianças, como que hipnotizadas. Esperamos que o narrador prossiga com sua narrativa.
Ao ouvirmos uma história temos a possibilidade de refletir sobre a vida, sobre a morte, sobre nossas atitudes e escolhas, pois elas nos falam de dor, luta, compreensão, compaixão, solidariedade, esperança e vitória! Porque elas proporcionam um grande prazer e são uma necessidade do ser humano, seja ele adulto ou criança.
A contação de uma história tem o poder de estimular o desejo de ler, favorecendo a compreensão das formas de expressão oral, escrita e sequencia narrativa dos fatos há um verdadeiro tesouro de historias que abre as portas do imaginário, fazendo com que o aprendizado seja um momento rico e prazeroso.
Quando aprendemos por intermédio das historias, nunca nos esquecemos, pois esse é um aprendizado que dura para sempre. Desse modo podemos contar que a historia é o “mais importante alimento”, que dá asas ao universo imaginário da criança.
“Toda alma para ser saudável,
precisa ser bem alimentada com boas e inesquecíveis historias”
2. OBJETIVOS
2.1 Geral:
>> Promover nos educandos, o apreço pela leitura e escrita a partir do desenvolvimento de trabalhos com historias infantis, de forma prazerosa e diversificada, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e sociocultural das crianças.
2.2 Específicos:
2.2 Específicos:
>>Desenvolver a linguagem oral e a escrita;
>>Promover a concentração, educação e atenção;
>>Ampliar o vocabulário porque estimula a procura de outros livros;
>>Encorajar na busca de soluções para os seus problemas pessoais, vivenciados pelos personagens;
>>Ampliar suas experiências e conhecimentos da realidade que a cerca;
>>Estimular o gosto pela leitura;
>>Permitir troca de afetividade quer quando se conta a história para os amigos, pais, professores, etc.
>>Instigar a imaginação, fantasia, criatividade para exercício de atividades artísticas.
3. METODOLOGIA
>>Encorajar na busca de soluções para os seus problemas pessoais, vivenciados pelos personagens;
>>Ampliar suas experiências e conhecimentos da realidade que a cerca;
>>Estimular o gosto pela leitura;
>>Permitir troca de afetividade quer quando se conta a história para os amigos, pais, professores, etc.
>>Instigar a imaginação, fantasia, criatividade para exercício de atividades artísticas.
3. METODOLOGIA
- Dando continuidade ao projeto literatura
- Livro: um consumo necessário
- Iremos conversar na roda sobre um novo projeto que irá encantar as crianças isso será apresentado durante a feira de conhecimentos, tendo como tema: Literatura; “um consumo inteligente”, onde apresentamos oralmente os objetos que iremos utilizar durante o projeto como: maletinha mágica e acessórios (recurso que será trabalhado com a família em casa), tipos de história que serão trabalhadas, recursos que irão ter acessos. Como as crianças irão interagir ao desenvolvimento do projeto.
- Levantaremos alguns questionamentos como:
- Como surgiram as histórias?
- Quem as inventou?
- Apresentaremos no início os tipos de histórias que encantam as pessoas como: conto popular, lendas, fábulas, mitos...
- Pretendemos levar as crianças ao teatro, livrarias, exposição literária...( a combinar e pesquisar esses eventos).
- Confecção de personagens de histórias (fantoches).
- Construção dos recursos com a participação das crianças.
- Dramatização de histórias.
- Dramatização de peça teatral.
- Trabalhar o personagens das histórias apresentadas.
- Realização de atividades envolvendo as áreas do conhecimento – linguagem, matemática, natureza e sociedade, musica, artes visuais, artes cênicas, recreação...
- Confeccionar jogos partindo das histórias trabalhadas como:
- Jogo da memória
- Quebra – cabeça
- Dominó
- Trabalhar receitas de culinária
- Desenho orientado seguindo a história trabalhada (ou preferida)
- Pensando no projeto trabalhado no 1° semestre: “ Meio ambiente – conhecer para preservar”, alguns personagens das histórias serão confeccionadas com materiais reciclados como: jornal, caixas de papelão copinho de danone, potes de iorgute...
- Confecção de murais e conto na sala com produções.
- Trabalhar a oralidade por meio da exploração de histórias.
- Confecção do álbum sanfonado (com a participação das crianças) – será escolhida uma história para ilustrar – o resumo será feito com a narração das crianças.
- Conversar com as crianças sobre a importância de contar histórias.
- Ouvir e continuar trabalhando com a ciranda de livros.
- Exposição de trabalhos na sala.
- Culminância na quadra (abertura da feira de conhecimentos)
4. CONTEÚDOS
a) Conceituais:
Ø Relação entre elementos constituintes das histórias: tipos diferentes de história.
Ø Estratégias para a contação de história.
Ø Hábitos de leitura
Ø Acessórios utilizados para a hora do conto.
Ø Utilidades das histórias.
Ø Gênios pesquisadores de histórias.
Ø Fenômenos sobrenaturais existentes nas histórias.
b) Procedimentos:
Ø Desenhar os personagens das histórias apresentadas;
Ø Identificar a que histórias que encantam o universo infantil;
Ø Classificar alguns personagens;
Ø Registrar momentos literários vivenciados;
Ø Estabelecer relações entre o mudo real e o universo imaginário;
Ø Distinguir o tempo e local onde acontecem as histórias;
Ø Diferenciar as formas de contar e participar das histórias;
c) Atitudinais:
Ø Valorizar as diversas formas de contar histórias (no universo infantil);
Ø Respeitar o modo como os colegas se expressam ao explorarem as histórias;
Ø Cuidar dos recursos oferecidos;
Ø Valorizar os trabalhos dos colegas
Ø Analisar a própria forma de interagir durante o trabalho literário;
Ø Participar com entusiasmo nas atividades propostas;
5. ÁREAS DO CONHECIMENTO
a) Linguagem oral e escrita:
Ø Desenhar os personagens das histórias apresentadas;
Ø Identificar a que histórias que encantam o universo infantil;
Ø Classificar alguns personagens;
Ø Registrar momentos literários vivenciados;
Ø Estabelecer relações entre o mudo real e o universo imaginário;
Ø Distinguir o tempo e local onde acontecem as histórias;
Ø Diferenciar as formas de contar e participar das histórias;
c) Atitudinais:
Ø Valorizar as diversas formas de contar histórias (no universo infantil);
Ø Respeitar o modo como os colegas se expressam ao explorarem as histórias;
Ø Cuidar dos recursos oferecidos;
Ø Valorizar os trabalhos dos colegas
Ø Analisar a própria forma de interagir durante o trabalho literário;
Ø Participar com entusiasmo nas atividades propostas;
5. ÁREAS DO CONHECIMENTO
a) Linguagem oral e escrita:
Ø Fala;
Ø Diálogo;
Ø Argumentação;
Ø Leitura e escrita;
Ø Histórias: fábulas, contos, lendas, mitos...
Ø Produção escrita;
Ø Reprodução escrita;
b) Matemática:
Ø Quantidade;
Ø Sequencia numérica;
Ø Cores e formas;
Ø Instrumentos de medidas/peso;
Ø Adição;
Ø Subtração;
Ø Jogos matemáticos;
Ø Seriação;
Ø Receitas/culinária;
Ø Calendário (noções de tempo);
c) Natureza e sociedade:
Ø Descobrindo semelhanças;
Ø Objetos perigosos;
Ø Meios de comunicações;
Ø As profissões;
Ø Diferentes moradias;
Ø Meio ambiente;
d) Música e movimentos:
Ø Danças envolvendo diferentes ritmos de acordo com as histórias contadas;
Ø Jogos e brincadeiras;
Ø Confecção de instrumentos sonoros;
e) Arte:
Ø Produção de painéis, releitura plástica, dobraduras;
Ø Confecção de personagens utilizando material de sucata;
Ø Dramatização de histórias, criação dos álbuns – seriado e sanfonado;
Ø Confecção de máscaras;
Ø Desenho livre e dirigido;
6. RECURSOS
Ø Livro de histórias;
Ø Visita á livrarias (em família);
Ø Visita á feira do livro do SESC (dia e hora a combinar);
Ø Assistir uma peça no teatro (a combinar);
Ø Teatro de fantoches (palco);
Ø Álbum seriado;
Ø Álbum sanfonado;
Ø Cineminha;
Ø Recursos sonoros;
Ø Som e CD;
Ø DVD;
Ø Maleta mágica;
Ø Baú;
Ø Caixa mágica;
Ø Bolsa;
7. AVALIAÇÃO
O processo de avaliação ocorrerá de forma gradativa e contínua, onde procuraremos observar o desenvolvimento individual e coletivo, respeitando os limites de aprendizagem de cada criança durante a realização do projeto, bem como a participação da família e interesse nos trabalhos de gênero literário enviado para casa.
8. CULMINÂNCIA
- Exposição dos trabalhos realizados em coletividade/grupo e individual;
- Apresentação artística na quadra (iremos escolher junto com as crianças a apresentação).
9. MATERIAS UTILIZADOS
- Cartolinas: color-set;
- Papel cartão;
- Feltro;
- Lã;
- TNT;
- EVA;
- Bastão de cola quente;
- Pistola;
- TV;
- DVD;
- Som;
- Guache;
- Peso 40;
- Papel madeira;
- Cola branca;
- Cola para isopor;
- Cola para tecido;
- Pontinhos de iogurte;
- Caixas de papelão;
- Hidrocor;
- Giz de cera;
- Tinta guache;
- Cola colorida;
- Fita adesiva;
- Papel ofício colorido;