segunda-feira, setembro 3

PROJETO - A FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA LEITORA

Família participando da abertura da feira de conhecimentos
Manhã - família de Letícia Rosário
Diálogo




Tarde - família de Bruna Karina
Diálogo




As belas modelos divulgando a arte nas camisetas
com o tema do projeto  "EU" no meio, LAÍSE a esquerda
e Erifábia a direita da tela.

Mães participando do projeto de literatura















JUSTIFICATIVA
                  “Toda criança precisa de um lugar 
para sentir-se segura feliz
 e capaz de desenvolver-se”.
Autor desconhecido

                          O tema, A família na Formação da Criança Leitora, nos leva a refletir sobre o papel  da família na busca incessamente dos pais verdadeiramente preocupados em estarem preparando seus filhos para serem cidadãos e ocuparem um lugar de destaque na sociedade, e prova que não é a riqueza dos objetos usados para seduzir o ato de ler, que determina a construção do leitor, e sim a forma como isso acontece. A presença dos pais deve marcar estes momentos que devem ter sempre a conotação de magia e afetividade.
         Consideramos que cabe aos familiares iniciar as crianças na descoberta da leitura, assim cabendo a nós educadores dar continuidade a esse trabalho.
         Diante da forma como se deve ajudar a criança a desenvolver o prazer pela leitura ou como isso deve acontecer, podemos considerar que num mundo repleto de informações instantâneas e que giram em um ritmo alucinante, fazer com que uma criança deixe jogos eletrônicos cada vez mais modernos e dinâmicos para pegarem um livro, não é uma tarefa tão simples.
         No entanto para que isso aconteça no nosso ambiente escolar de forma mais significativa contamos com a parceria da família afim de poder desenvolver mais cedo nas crianças o gosto pela leitura, propiciando que elas decidam seu futuro e possam escrever suas próprias histórias.
  
Objetivos
2.1-Gerais:

ü Levar as crianças ao mundo da imaginação e ao mesmo tempo a descobrirem o maravilhoso universo da literatura infantil,  fomentando o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade.
ü  O incentivo da família deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre a criança e o livro. Além de traduzir-se em um elemento facilitador do processo de inter-relação, de sociabilizarão (a roda, ouvir a história, comentar a história, recontar a história etc.),por intermédio do qual se aprende (e apreende-se) o senso de coletividade, a ouvir o outro, a falar, a expressar-se..

2.2-Específicos:
ü  Reconhecer algumas histórias infantis;
ü  Oportunizar a criatividade, imaginação, humor, ilusionismo;
ü  Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
ü  Enriquecer e ampliar o vocabulário;
ü  Intervir, posicionar, julgar e modificar historinhas e contos;
ü  Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio;
ü  Permitir a livre expressão;
ü  Promover e estimular a linguagem oral;
ü  Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla;
ü  Relacionar os números com a quantidade;
ü  Desenvolver e estimular a expressão corporal;
ü  Cuidar e valorizar os livros;
ü  Estimular o gosto pela leitura;
ü Envolver a família no fantástico mundo da descoberta da leitura, tornando-a colaboradora no processo de aprendizagem dos seu filhos (as).
ü Formar leitores críticos e reflexivos;
ü Estimular a criatividade

3. METODOLOGIA
! Para dar início ao projeto iremos conversar na roda sobre a importância da leitura para uma viagem ao mundo da imaginação, acontecendo mediante a roda de conversa, com apresentação e abertura do projeto   com as crianças, neste trabalho estará à disposição da mesma,··.
A contação de histórias pelo professor
1.     Contação de histórias pelas crianças.
2.      Pesquisa e leitura de história pela internet, leituras orais e silenciosas; interpretações.
3.     Com exibição de DVD e vídeos de histórias e contos de diversos gêneros; escuta de histórias fornadas.
4.     Atividades de montagem de histórias ou trechos de histórias trabalhadas.
5.     Escrita de listas com nomes das histórias ou nomes de personagens das histórias lidas.
6.     Ilustração (com desenhos).
7.     Dramatizações de histórias e contos trabalhadas com as crianças, criação de livros com história produzida.
8.     Contação de histórias com fantoches.··.

  5.  CONTEÚDOS

a) Conceituais:

Ø  Conceituar a formação da família;
Ø  Relação entre elementos constituintes das histórias: tipos diferentes de títulos e autores;
Ø  Hábitos de leitura;
Ø   Acessórios utilizados para a contação de histórias em casa e na sala;
Ø  Contribuição da família com o incentivo do prazer pela leitura;
Ø   Utilidades das histórias;
Ø   Mágicas e encantamento existentes na arte de contar histórias;
Ø  Participação da família na contação de histórias na escola;
                        
b) Procedimentais:

Ø  Desenhar os personagens das histórias apresentadas;
Ø  Identificar quais são as histórias que encantam o universo infantil;
Ø  Classificar alguns personagens;
Ø  Registrar momentos literários vivenciados;
Ø  Estabelecer relações entre o mudo real e o universo imaginário;
Ø   Distinguir o tempo e local onde acontecem as histórias;
Ø  Diferenciar as formas de participar das histórias;
Ø  Intensificar a participação da família na arte de encantar as crianças na contação de histórias na escola e em casa;
Ø  Propor momentos de exposição e apreciação de personagens das histórias confeccionadas em casa com a família.




c) Atitudinais:

Ø  Valorizar as diversas histórias (do universo infantil)
Ø  Respeitar o modo como os colegas se expressam ao explorarem as histórias;
Ø  Cuidar dos recursos oferecidos;
Ø   Valorizar os trabalhos dos colegas
Ø   Analisar a própria forma de interagir durante o trabalho literário;
Ø  Participar com entusiasmo nas atividades propostas;
Ø  Realizar as atividades propostas para casa levando a família a participar;
Ø  Oportunizar ao conhecimento de várias obras literárias;
Ø  Apreciar momentos de exposição dos trabalhos feitos pelas crianças;
Ø  Encantar-se com os momentos das dramatizações;
Ø  Respeitar e valorizar a participação das famílias convidadas a participarem dos momentos literários na escola.
Ø 

a) Linguagem

Ø  Leitura oral;                                * Corporal;
Ø  Escrita;                                        * Parlendas;
Ø  Visual;                                        * Lendas;
Ø  Pictória;                                      * Piadas;
Ø  Contação de histórias;                * Formação de palavras
Ø  Separação de sílabas simples;    * Texto coletivo
       
b) Matemática:

Ø  Quantidades (contagem);            
Ø   Sequência numérica de fatos;
Ø   Cores e formas;
Ø  Noções de juntar, separar e diminuir com recursos;
Ø  Noções de pertence e não pertence;
Ø  Noções de igual e diferente
Ø  Noções de espaço e tempo;
Ø  Conceitos de alto, baixo, comprido, curto, hora, peso ...
Ø  Jogos matemáticos;
Ø  O calendário.

c) Natureza e sociedade:

Ø  Formação da família (árvore genealógica);
Ø  Hábitos familiares;
Ø  Localização geográfica / espaço urbano e rural;
Ø  A família na escola (contando histórias e resgatando o folclore);
Ø  Conhecendo os IRMÃOS GRIMM (dois irmãos e muita história pra contar);
Ø  As formas de se comunicar;
Ø  Conhecendo alguns gênios brasileiros e suas invenções;
Ø  Conhecendo o espaço;
Ø  Coleções (o que eu/ minha família coleciona?)
Ø  Festas consideradas folclóricas;
Ø   Folclore;
Ø  Hábitos e costumes do povo que habita a região amazônica;
Ø  Animais que habitam a região amazônica;
Ø  Plantas frutíferas (que tipo de fruta eu/ minha família costuma consumir);
Ø  Sabor dos alimentos;


d) Música e movimentos:

Ø  Danças folclóricas com a participação da família;
Ø   Brincadeiras folclóricas;
Ø  Jogos de imitar animais e com obstáculos;
Ø  Participação de jogos envolvendo diferentes ritmos;
Ø  Dramatização de histórias utilizando fantoches feitos em casa no projeto LITERARTE EM CASA com a família;
Ø  Apresentação e participação musical da turma e de subgrupos com a participação de membros da família;
Ø  Manuseio de objetos/instrumentos musicais apresentando diferentes sons;

e) Arte

Ø  Produção de painéis, releitura plástica, dobraduras;
Ø  Confecção de personagens utilizando diferentes materiais;
Ø  Criação dos álbuns – seriado e sanfonado;
Ø  Confecção de máscaras;
Ø  Reprodução cênica;
Ø   Desenho livre e dirigido;
Ø  Complementação de desenhos;
Ø  Trabalho com tela;
Ø  Dramatização de histórias;
Ø  Dobradura;
Ø  Colagens;
Ø  Confecção de alguns instrumentos musicais;


7. RECURSOS / MATERIAIS UTILIZADOS

Ø   Livros de histórias de vários autores;
Ø  Teatro de fantoches;
Ø  Recursos sonoros: Som, CD, DVD e TV;
Ø  Data show;
Ø  Cartolinas;
Ø  Papel madeira;
Ø  Cola, tesoura, papel ofício, lápis coloridos, hidrocor, lã, feltro, TNT, pistola de cola quente, EVA, bastão de cola quente, tintas, cola colorida, fita adesiva, papel ofício colorido,;
Ø  Tela, botões, papem scrapbook, papel madeira, fita adesiva, durex...

8. AVALIAÇÃO

            
 O processo de avaliação ocorrerá de forma gradativa e contínua, onde procuraremos observar o desenvolvimento individual e coletivo, respeitando os limites de aprendizagem de cada criança durante a realização do projeto, bem como a participação da família e interesse nos trabalhos de gênero literário enviados para casa e na escola.
                                                                                                             


9. CULMINÂNCIA


Ø  Para a culminância do tema Folclore é Cultura Familiar e Social contaremos com a participação de membros da família para repassar essa cultura e realizar a apresentação;   
Ø  Apresentação artística na quadra, faremos uma contação de história / musical;
Ø  Será feita a exposição na sala e mural do corredor na feira de conhecimentos apresentando para a comunidade escolar e visitantes o resultado dos trabalhos realizados com o tema A FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA LEITORA.


10.MAPA CONCEITUAL


  •  EXPLORANDO O TEMA DO PROJETO EM ESTUDO - trabalhamos o folclore com o subtema "Folclore é cultura familiar e social". Neste enfatizamos algumas danças folclóricas do nosso estado. Para isso contamos com a participação de alguns membros da família de alguns alunos (as) para dançarem junto com os grupos de crianças. Entre elas destacamos A dança da Araruna, Boi de Reis, Coco de Roda, Coco de Zambê, Festa Junina e Dança do Pastoril, participando as famílias de:

pai e mãe de Dayan Júnior - tarde

 

Avô e mãe de Gabriel Câmara - Dança da Araruna

 

Pais de Emersom - turno matutino - Dança do Boi de Reis

pais de Maria Clara e Maria Lídia - turno vespertino
coco de roda - Mãe de Lara - matutino
Festa junina - turma da professora Lanúzia

Dança do Pastoril - da professora Zamara

Coco de Zambê - da professora Zamara

  • Para descontrair e encerrar as apresentações folclóricas - uma apresentação básica das professoras homenageando o estado do Pará dançando o Carimbó.
  • SINHÃ PUREZA (Pinduca)





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